A PitchBook apresentou hoje, durante o WebSummit 2025, em Lisboa, o lançamento do PitchBook Navigator, uma nova ferramenta de inteligência artificial baseada em chat. A solução foi projetada para responder diretamente à maior preocupação do mercado: a confiabilidade dos dados em sistema de IA.

A solução foi sublinhada por uma pesquisa da própria empresa com o público do evento. Nela, 29% dos participantes apontam a confiabilidade dos dados como a maior preocupação no uso de IA, enquanto 26% destacam o risco de excesso de confiança em decisões automatizadas. Em contraste, os benefícios mais esperados são a velocidade e qualidade na diligência (39%) e a melhor prospecção de negócios (34%).

Durante a conferência de imprensa, Seth Sprinkle, executivo da empresa, reforçou o foco na transparência: “AI is just as good as the data behind it”. Para resolver o paradoxo entre a demanda por IA e o medo de dados ruins, Tom Van Buskirk, também executivo da PitchBook, destacou que Navigator se baseia em um modelo híbrido, que combina inteligência artificial com curadoria humana para equilibrar eficiência e precisão.

A estratégia da PitchBook no mercado de dados privados se apoia em três pilares: Data Collection (parte humana), In-Platform Experience e Strategic Partnerships. O primeiro pilar é apontado como diferencial para garantir a integridade dos dados que alimentam o sistema. Já o terceiro pilar, inclui a integração com a OpenAI, que permite ao Navigator acessar informações via ChatGPT.

A iniciativa reflete uma tendência crescente entre provedores de dados financeiros: a adoção de IA assistiva supervisionada por especialistas humanos, em resposta à demanda por maior confiabilidade e contextualização nas informações geradas por algoritmos.